Conteúdos
Histórico
A Escola de Educação Especial Santa Rita iniciou suas atividades em 20 de maio de 1972 em prédio cedido em comodato, assim permanecendo por dois anos, transferindo-se primeiramente para um prédio alugado no Jardim do Sol, onde permaneceu por quatro anos e posteriormente para o prédio alugado no bairro Shangri-La, zona A, onde permaneceu até o final de 1982, mudou-se então para a sua sede própria em 15 de dezembro de 1982. Através dela, a APAE vem cumprindo suas finalidades estatutárias.
Objetivos
Confira abaixo os principais objetivos da Escola de Educação Especial Santa Rita.
- Conceder estágios a estudantes e profissionais de áreas afins à educação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual, em conformidade com o exposto no Regulamento de Estágio da Escola de Educação Especial Santa Rita.
- Desenvolver os subprogramas de forma integrada, sem a prevalência de um sobre o outro, utilizando-se de todos os meios e recursos disponíveis para o alcance das ações de caráter socioeducativo;
- Informar e esclarecer a sociedade em geral, quanto às questões inerentes as pessoas com deficiência intelectual e a parcela que lhe cabe no processo de educação/reabilitação dessas pessoas;
- Orientar pais e outros familiares, a fim de que possam integrar-se e colaborar ativamente no processo de educação/reabilitação do indivíduo;
- Proporcionar atenção integral à criança e ao adolescente, através da construção de uma filosofia e linha metodológica interdisciplinar;
- Proporcionar atendimento educacional e de reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, com fins de desenvolver suas potencialidades e tornar-se uma pessoa produtiva e integrada ao seu meio familiar e social;
- Resgatar a pessoa enquanto membro da sociedade, preparando-a para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Caracterização da Escola
A Escola de Educação Especial Santa Rita presta atendimento a pessoas com deficiência intelectual de nível moderado e severo. Atualmente contamos com 279 alunos regularmente matriculados nos setores: Escolar (0 a 15 anos e 11 meses), Educação Profissional (a partir de 16 anos).Esses alunos são atendidos nos turnos matutino e vespertino, sendo o atendimento de 4 horas cada turno. Hoje a escola oferece aos alunos atendimentos nos seguintes programas:
Objetivos
O objetivo geral é proporcionar ao aluno o contato com a Informática, a fim de que o computador seja um recurso que auxilie no seu processo de aprendizagem e reforce os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula, de maneira mais interativa e prazerosa, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de sua capacidade de atenção, concentração e autonomia, além de integrá-lo ao mundo da tecnologia moderna.
Dinâmica do Setor
O Laboratório de informática da APAE obtido através do PROINESP, é constituído por onze máquinas, além de todos os acessórios necessários ao seu bom funcionamento.
Os alunos frequentam uma aula semanal, com duração de 55 minutos. Todas as turmas são acompanhadas pelo professor e auxiliar (quando a turma já conta com este profissional) e o professor responsável pelo laboratório de informática.
As aulas foram preparadas de acordo com o planejamento do professor de sala, a partir dos temas e conteúdos passados. As aulas de informática são desenvolvidas e trabalhadas, quando possível, com programas e atividades pertinentes aos programas inseridos no currículo.
Atividades Desenvolvidas
As atividades desenvolvidas estão relacionadas a:
- Alfabetização envolvendo produção de textos coletivos e individuais, digitação de palavras, frases e pequenos textos;
- Envio de e-mail, leitura e escrita;
- Operações matemáticas;
- Percepção visual, auditiva, temporal e espacial, atenção e concentração;
- Interpretação;
- Coordenação motora e manuseio do mouse;
- Montagem de quebra-cabeça;
- Produção de histórias em quadrinhos;
- Reprodução de CD e DVD;
- Pesquisa na internet;
- Manuseio e uso do Word.
Recursos Utilizados
Programas e equipamentos computacionais, softwares educacionais, letras móveis, figuras, textos, CDs, DVDs e quadro branco.
Objetivos
Desenvolver capacidades, habilidades e competências referentes à sensibilização artísticas em todas as suas dimensões.
Artes visuais
- Conhecer aspectos de artes visuais, diversos gêneros, períodos, movimentos artísticos;
- Adquirir gosto pela estética através de diversas técnicas bi e tri dimensionais: pintura, colagem, escultura, desenhos, maquetes, painéis, artigos de artesanato e decoração, visualização e reprodução de obras de autores, estudos das cores primárias, secundárias, e mistura de cores, formas geométricas em objetos, natureza e cotidiano;
- Manipular matérias, objetos, quantidade, formas, assim como experimentá-los através de pincéis, papéis e texturas explorando-os, manipulando-os, sentindo-os, rasgando, amassando, juntando, separando, rosqueando, sobrepondo, justapondo, esfregando e colando;
- Criar artigos cênicos para datas comemorativas e atividades cívicas.
Artes Musicais
- Aguçar o gosto musical, apreciação de obras diversas de gêneros, estilos e períodos, contato com ritmo, sensibilização quanto aos parâmetros de som (altura, intensidade, timbre e duração), jogos musicais, escuta e observação de atividades musicais, reconhecimento e nomenclatura de instrumentos musicais;
- Desenvolver a coordenação rítmica e conhecer aspectos da técnica vocal;
- Criar, improvisar, desenvolver a percepção e memória auditiva, adquirir hábitos de disciplina, concentração individual e coletiva dos alunos;
- Desenvolver aspectos sensoriais, auditivos, ampliar o repertório;
- Reconhecer gêneros e estilos musicais, explorar sons corporais e instrumentais e participação em eventos juntos à grupos musicais como fanfarra, diversas formações.
Dança
- Adquirir hábitos de disciplina, concentração individual e coletiva através da dança de gêneros, ritmos e movimentos diversos;
- Expressar a sensibilidade com movimentos corporais, desenvolvendo o sensorial, auditivo, visual, tátil, capacidade psicomotora, socialização, criatividade, coordenação;
- Sincronia de passos e coreografia, exploração de sons corporais, repetição de movimentos específicos (mãos, pés, cabeças) e suas possibilidades combinatórias;
- Perceber aspectos de melodia, harmonia e ritmo por meio de coreografia, produções musicais e culturais, mostras de danças, exercícios e movimentos corporais, desenvolver a lateralidade e consciência corporal.
Artes Teatrais
- Expressar-se através de diversas linguagens corporais/gestuais, voz;
- Conhecer elementos teatrais como: personagens, cenários, figurinos, maquiagens;
- Desenvolver aspectos como: dicção, articulação, respiração, projeção de voz, expressão corporal, marcações, criatividade e improviso;
- Desenvolver a autoconfiança e discernimento ao experimentar diversas técnicas de gêneros teatrais como: drama, comédia, romance, histórias épicas e bíblicas;
- Desenvolver a compreensão textual como: histórias, textos, diálogos, monólogos;
- Participação em espetáculos comemorativos, dramatizações, jogos cênicos (mímicas, etc), utilizando diversas mídias.
Estrutura e dinâmica do trabalho
- As aulas de arte acontecem três vezes por semana, com duração de 55 minutos cada. As turmas são compostas por alunos dos setores: escolar e profissional;
- A dinâmica acontece separadamente nos diversos eixos da arte: Artes Visuais, Música, dança e Teatro;
- Os espaços são divididos em três salas de arte e uma de música e dança e quadra para apresentações e teatro;
- Como estratégia metodológica realiza-se brincadeiras, jogos, práticas individuais e coletivas, dramatizações, produções, sonorizações, audições, execução com instrumentos musicais, participação em eventos internos e externos;
- As avaliações são realizadas anualmente considerando desenvolvimento e resultados obtidos pelos alunos no decorrer dos processos;
- As atividades requerem recursos materiais como: artísticos, musicais, instrumentos musicais, áudio visual, textual.
Objetivos
Através da Educação Física, oferecer ao aluno condições de favorecer o desenvolvimento e aprimoramento das forças: física, moral, cívica, psíquica e social, fazendo da educação do corpo instrumento de equilíbrio total do organismo.
Dinâmica do Setor
O setor de Educação Física funciona em período integral atendendo todos os alunos com duas aulas semanais de 55 minutos cada, sendo estas do mesmo turno. No período matutino e vespertino, faz-se uma carga horária de 40 horas semanais destinadas ao atendimento regular de Educação Física (dois professores em cada período com 20 horas cada).
Treinamento Desportivo
O programa de treinamento desportivo busca a descoberta de novos talentos esportivos e a especialização de atletas em busca de resultados através de protocolos de treinamento desportivo específicos para as modalidades, como: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.
Objetivos Relacionados à Saúde dos Atletas
- Melhoria na qualidade de vida através da prática de atividade física;
- Melhoria da autoestima e interesse pelo esporte.
Objetivos Relacionados ao Desempenho dos Atletas
- Participação em campeonatos regionais;
- Participação em jogos Colegiais do Paraná;
- Atingir o índice classificatório, na modalidade de Atletismo, para participar do Campeonato Brasileiro Escolar Paraolímpico;
- Classificar atletas para a Seleção Paranaense de Atletismo e participar do Campeonato Brasileiro Especial de Atletismo;
- Classificar atletas para a Seleção Brasileira de Atletismo Paraolímpica e participar do Campeonato Mundial de Atletismo Paraolímpico;
- Classificar atletas para a Seleção Paranaense de Futsal e participar do Campeonato Brasileiro Especial de Futsal;
- Classificar atletas para a Seleção Paranaense de Basquetebol e participar do Campeonato Brasileiro Especial de Basquetebol;
- Classificar atletas para a Seleção Paranaense de Ginástica Artística e participar do Campeonato Brasileiro Especial de Ginástica Artística;
- Classificar atletas para a Seleção Paranaense de Ginástica Rítmica e participar do Campeonato Brasileiro Especial de Ginástica Rítmica.
Educação Infantil
- Estimulação Essencial – 0 a 3 anos e 11 meses
- Educação (Pré-escolar) – 4 a 5 anos e 11 meses
Ensino Fundamental
- Escolaridade I – 6 a 8 anos e 11 meses
- Escolaridade II – 9 a 11 anos e 11 meses
- Escolaridade III – 12 a 15 anos e 11 meses
Objetivos
Criar oportunidades variadas ao aluno de 0 a 15 anos e 11 meses, com atendimento educacional que seja adequado às suas necessidades, enriquecendo seu desenvolvimento global, bem como as suas capacidades e potencialidades, possibilitando sua independência e espontaneidade; podendo assim participar da formação mais ativa na sociedade, exercendo sua cidadania com senso crítico e fazendo valer seus direitos e deveres.
Estrutura
Os Setores, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Escola de Educação Especial Santa Rita funcionaram no último ano com uma coordenadora perfazendo 40 horas semanais nos períodos matutino e vespertino e contou com a seguinte equipe:
- 20 professores regentes de sala
- 3 auxiliares de sala
- 2 atendentes de sala
- 5 professores de Arte
- 4 professores de Educação Física
- 1 professor de Informática (perfazendo 40 horas semanais)
Caracterização Dos Programas De Educação Infantil
Programa Educação Infantil e Estimulação Essencial
Destinado a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade através de atividades lúdicas com base no “Portage” desenvolvendo a criança com um todo nos seus aspectos físico, motor, social, afetivo e cognitivo. Estimulação Essencial: O trabalho é realizado em grupos de até seis alunos, neste nível não há atividades de educação física somente de educação artística.
Educação Infantil I
Destinado a crianças de 4 a 6 anos, visa proporcionar condições adequadas e favoráveis ao desenvolvimento nas dimensões física, emocional, cognitiva e social. Orienta-se pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (MEC, SEF, 1998) e leituras congêneres.
Ensino Fundamental
O programa objetiva a formação integral do aluno por meio de sua escolarização. Contemplam o 1º ciclo de Ensino Fundamental, que tem por base para construção de seus objetivos e definição de conteúdos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (MEC, SEF, 1998), com as devidas adaptações curriculares e complementares que são necessárias.
Trabalhamos também, em algumas turmas, atividades ocupacionais e funcionais com objetivo de torná-los cada vez mais independentes e prepará-los para o ingresso à educação profissional.
Educação Profissional (a partir de 16 anos)
- Iniciação Profissional I – Atividades Pedagógicas
- Iniciação Profissional II – Atividades Ocupacionais de Produção
- Iniciação Profissional III – Atividades Ocupacionais Terapêuticas
- Qualificação Profissional
Objetivo
Proporcionar ao aprendiz acima de 16 anos e 11 meses de idade, ocupação adequada as suas habilidades e individualidades, através de trabalhos diversificados, tornando-o útil à sociedade e preparando-o posteriormente para colocação no mercado de trabalho competitivo ou supervisionando, de acordo com o PECT (Processo de Educação e Colocação no Trabalho – Brasília / Federação Nacional das APAEs).
Estrutura
O Setor de Educação Profissional contou com a seguinte equipe:
- 1 Coordenadora Pedagógica
- 20 Professores regentes de sala
- 2 Atendentes de sala
- 3 Professores de Arte
- 4 Professores de Educação Física
- 1 Professor de Informática
- 1 Instrutor
Preparando o aprendiz para atividades de vida pratica e profissional, aperfeiçoando os conhecimentos necessários para futura colocação no mercado de trabalho, encaminhando os aprendizes a estágios e até colocação no mercado de trabalho, este setor atendeu no último ano 177 alunos.
Caracterização dos Programas do Setor de Educação Profissional
Oficina pedagógica continuada do desenvolvimento acadêmico/inicialização para o trabalho
Caracteriza-se pelo atendimento aos aprendizes mais independentes e com potencial acadêmico, com o objetivo de oferecer manutenção aos conteúdos de leitura, escrita e matemática, adquiridos no decorrer de sua vida escolar e também iniciar atividades ocupacionais através de sondagens de habilidades e aptidões. Os pressupostos que orientam o acadêmico são alfabetização é um processo que exige continuidade e sedimentação, a educação deve incorporar a cultura e a realidade vivencial do aluno jovem e adulto, como ponto de partida ao processo de ensino – aprendizagem, sem negar o valor dos conhecimentos práticos e funcionais, deve potencializar o desenvolvimento do pensamento e da consciência crítica do educando. A escola cidadã para jovens e adultos compromete-se com a valorização do ser humano dando espaço para uma participação ativa no mundo da política e da cultura.
Oficina protegida terapêutica
Atende aprendizes acima de 15 anos e 11 meses com objetivos de sondar habilidades e aptidões com atividades especificas através de varias oficinas como: bijuterias, bisqui, bordado, madeira, tapeçaria, encadernação, bolas decorativas, mosaicos, culinária, atividades de limpeza, quilling, pintura no tecido, etc.
Tem como objetivo a continuidade de processo educacional dos educando que possuem significativo comprometimento intelectual e associados e que demandam de apoio contínuo que favoreça e facilite sua participação social desenvolvendo competências e habilidades básicas de autonomia pessoal, social da família, escola e ambientes da comunidade.
Oficina protegida de produção – Marcenaria e Acabamento
Desenvolve-se atividades onde o aprendiz mostra suas habilidades necessárias para desempenhar uma tarefa, executando-a com qualidade e responsabilidade, tendo como um dos objetivos o encaminhamento para o mercado de trabalho através de estágios e posteriormente contratações.
Tem como objetivo também oferecer ao educando condições adequadas e vivenciais reais para o desenvolvimento das competências sociais e profissionais. Preparar o aprendiz para o exercício de atividades profissionais visando sua integração plena na sociedade.
Preparação para o trabalho I
Atende aprendizes que estão iniciando no setor e outros que já o frequentam, com o objetivo de sondar as habilidades e aptidões para o trabalho com atividades especificas. Também se dá continuidade às atividades de vida diária e prática, visando sua independência e se possível, uma futura inserção no mercado de trabalho.
Preparação para o trabalho II e III
São caracterizadas com atividades de vida prática, atividades acadêmicas e experiências diversificadas para que o aprendiz possa definir seu interesse, suas habilidades e aptidões para o trabalho.
Qualificação para o trabalho – Marcenaria e Acabamento
Desenvolve atividades onde o aprendiz mostra suas habilidades necessárias para desempenhar uma tarefa, executando-a com qualidade e responsabilidade, tendo como um dos objetivos o encaminhamento para o mercado de trabalho.